O que é a terapia de aceitação e compromisso - ACT?

ACT é a abreviação do para Terapia de Aceitação em Compromisso (em inglês Acceptance and Commitment Therapy) - lê-se como a palavra em inglês "act".

Esta é uma das abordagens chamadas de terapias comportamentais e cognitivas de terceira geração e traz elementos do contextualismo como principal base. Neste sentido, o contexto de vida do paciente é um dos aspectos mais relevantes.

Em ACT, compreendemos que a origem dos sofrimentos psicológicos é a falta de flexibilidade psicológica, que envolve a busca excessiva pelo controle, a falta de contato com o momento presente e, principalmente, a busca exacerbada por sensações positivas, de maneira a se evitar completamente experiências negativas.

A grande diferença da ACT em relação a outras abordagens, tais como a Terapia Cognitivo-Comportamental clássica, é que aqui a busca é pela aceitação, resiliência como aspecto fundamental para o desenvolvimento da flexibilidade psicológica.

Esta abordagem é uma das mais pesquisadas atualmente e apresenta evidências científicas, sendo indicada para o tratamento de diversos quadros tais como ansiedade, depressão, pânico, dentre outros.